As formações de capacidade estão em fase de conclusão, tendo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina já finalizado suas oficinas, seguindo agora para os Kaingáng de São Paulo, nos dias 09 e 10 de novembro.
A Organização Indígena Instituto Kaingáng/Inka e o Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual/Inbrapi têm seguido a etapa de formações no país em 2023, a partir da realização das Oficinas de Capacitação sobre Patrimônio Cultural material e imaterial do povo Kaingáng, especialmente para professores Kaingáng que atuam nas escolas indígenas.
A demanda de trabalho atende ao cumprimento firmado junto à Produtora Floresta e o povo Kaingáng nas Consultas Públicas realizadas no início de 2023 acerca do uso de suas expressões tradicionais culturais Kaingáng em obra audiovisual a ser realizada, sendo parte da repartição coletiva de benefícios solicitada pelos participantes Kaingáng na ocasião.
A programação da oficina aos Kaingáng de São Paulo terá participação aproximada de 30 professores Kaingáng e será na Terra Indígena Icatu, município de Braúna, e conta com a parceria dos professores da Escola Estadual Indígena Índia Maria Rosa e apoio do cacique da TI Icatu, Ronaldo Kaingáng e comunidade.
Confira a programação da Oficina de Capacitação sobre Patrimônio Cultural Kaingáng nos dias 09 e 10 de novembro/TI Icatu (SP):